segunda-feira, 23 de março de 2009

Histórico da Escola Rafael Gomes

Benevides é uma micro região de Belém e é considerada o "Berço da Liberdade da Amazônia" pois foi a primeira colônia a libertar seus escravos em 30 de março de 1884. A denominação do nome do município foi proveniente de uma homenagem ao Governador e Presidente da província do Grão Pará o Sr. Francisco Maria Correa de Sá e Benevides. Em 15 de novembro de 1951, realizou-se a primeira eleição popular para prefeito e vereadores, tendo sido eleito para prefeito o Sr. Nagib Salomão Rossy, que foi empossado no dia 15 de março de 1962, atualmente o cargo é exercido pelo Sr. RONY SILVA, em seu primeiro mandato.
A história da criação do bairro do Maguary onde funciona a Escola Municipal Rafael Fernandes Gomes, consta que o seu nome de origem, deu-se devido ao fato de ser habitado por franceses que eram proprietários de todas as terras e cultivavam belos jardins, daí o nome Jardim de Paris, e hoje é conhecida por Maguary que recebeu esse codinome devido a um pássaro que habitava as margens de um igarapé largo e profundo, que também recebeu o nome de Maguary, hoje é conhecido como Igarapé da Belágua, em decorrência de uma fonte de água mineral, explorada pela Empresa Benevides Água Ltda. (BELÁGUA).
O bairro do maguary está situado na parte norte do município, fazendo limites ao Norte com a BR-316 mais precisamente com a Comunidade do Cajueiro; ao Sul com a estrada do Mucuiambá; a Leste com a Comunidade do Cupuaçu e a Oeste com a primeira subdivisão da Rodovia Augusto Meira Filho. Esta comunidade possui Centro Comunitário, Igrejas, Centro de Saúde da família, varias escolas, casas comerciais em geral, quadra de esporte, funciona o PROJOVEM, etc...
A História da Escola Municipal Rafael Fernandes Gomes tem como ilustre personagem o senhor Raphael Ferreira Gomes, de nacionalidade portuguesa, era um homem muito rico e conceituado por todos, que por esse motivo o prefeito José Clodomir Begot lhe presta essa homenagem dando seu nome a essa escola que inaugurou no ano de 1994, na Comunidade do Bairro do Maguray, surgindo a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rafael Fernandes Gomes, com a finalidade de atender à comunidade, criando os turnos matutino, vespertino e mais tarde o noturno. Os traços culturais dessa comunidade estão mais ligados a festas religiosas e a mais importante e significativa é a do Sagrado Coração de Jesus que acontece no mês de julho, com a romaria terrestre saindo da Escola Rafael Gomes até a capela, tem a duração de dez dias, com a novena durante a noite e arraial.
A escola em seu primeiro ano de existência, de fato, em 1994, teve como Diretor o senhor Expedito Castro, o qual dirigiu a escola de janeiro de 1994 a junho de 1996. Em julho de 1996, quem assume a direção da escola é o senhor Aluízio Mendes de Oliveira, que permaneceu no cargo até fevereiro de 2001, na gestão do referido diretor, aconteceram muitas melhorias, dentre elas a construção de mais salas de aulas, ampliação da cozinha e a construção do refeitório. Em 1999, ainda na gestão do senhor Aluízio Mendes , a escola foi contemplada com a verba do PDE, com o PDDE e com o PAPE, o qual destinado á adequação de 04 (quatro) salas de aulas, que ganharam piso novo, quadros côncavos, forro PVC e 04 (quatro) ventiladores em cada sala de aula. A partir de fevereiro de 2001, quem assume a direção da escola é a senhora Janete da Silva Lopes, a qual procurou dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos e com o passar dos tempos começa a programar outras ações que foram de grande importância para a comunidade escolar, criando em 2003 a parceria com o Núcleo Educacional FIORE, que é o anexo da Escola Rafael Gomes, funcionando pela parte da manhã com a aproximadamente 91 alunos e a tarde com aproximadamente 86 alunos só no ensino Fundamental. Em fevereiro de 2005 assume a direção da escola a professora Maria Zózima Solon de Oliveira, que procurou dar continuidade nos projetos que já vinham sendo desenvolvidos na escola e pretende para este ano a adequação do refeitório e a quadra, assim como a inauguração de fato e de direito deste estabelecimento de ensino. Sua Filosofia é de que o homem educado deverá ser livre, crítico, consciente e transformador. A escola apresenta hoje como espaço físico 07 sala de aulas, 01 sala dos professores, 01 sala da direção, 01 secretária, 01 deposito de merenda, 01 copa cozinha, 01 refeitório, 02 sanitários, sendo um  masculino e outro feminino e 01 quadra coberta para eventos diversos.  A escola funciona nos horários: Manhã, Intermediário, Tarde e Noite, compreendendo as modalidades da Educ. Inf. (PRE I, II) e Ensino Fundamental do 1º ano ao 5º ano/9, com mais de 300 alunos. 

3 comentários:

  1. Foi muito interesante realizar essa pesquisa e conhecer um pouco mais a história da escola onde trabalho.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei nessa escola de 2002 a 2005. Tive aula com as professoras Roseane, Andréa Amorim, Maria Zozima, Valdirene, e o professor Cecílio. Era muito legal. O corpo docente colocava em prática muitas atividades que permitiam a interação dos alunos. Espero que hoje ainda seja desta forma. Lembro do passeio ao Planetário de Belém. Nossa! Muito legal! Hoje sou formado em Jornalismo e moro em Goiânia. Garanto que tive o melhor ensino na Escola Municipal Rafael Fernandes Gomes. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então né Renan Castro até hoje lenbro da quele parceio no planetário foi muito legal os professores que tivemos na quela época forao maravilhosos cem reclamações saudades da quele tenpo 🤗

      Excluir